quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Relatório da Saúde de Caucaia é apresentado na Câmara Municipal

A Prefeitura apresentou nesta quarta-feira (27/2) em audiência pública na Câmara Municipal de Caucaia relatório de atividades referente ao terceiro quadrimestre de 2018 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
A gestão expôs as ações e metas atingidas na Atenção Primaria e na Atenção Especializada. Foram explanados o montante dos gastos e das receitas para do período (setembro, outubro, novembro e dezembro).
Conforme a coordenadora da Atenção Secundária, Lilian Correia, no Hospital Municipal Abelardo da Rocha, por exemplo, as consultas de pronto atendimento de urgência e emergência em clínica cirúrgica foram 4.381. Já as consultas de pronto atendimento em urgência e emergência em clínica traumatológica foram 8.416.
Na Maternidade Santa Terezinha, 1.176 partos foram realizados nos quatro meses em questão, enquanto que o Serviço de Atenção Especializada (SAE) contabilizou 530 testes rápidos de HIV e sífilis.
Vereadores e caucaiense participaram com intervenções e elucidação de dúvidas.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Secretaria promove ações para prevenção de arboviroses no Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses, deu início nessa segunda-feira (25/2) à “Operação Carnaval”. O objetivo é a prevenção e o controle de arboviroses e também de animais peçonhentos. Os trabalhos concentram-se no Litoral e seguem até a próxima sexta-feira (1º/3).
Estão sendo feitas visitas domiciliares, a sucatas e a borracharias. Além disso, carros fumacê também borrifam um químico que mata a fase adulta do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O inseto se reproduz em água parada.
A ação contempla ainda a vigilância de animais peçonhentos, com a inspeção em pontos de incidência de ataques de escorpiões. Também está sendo realizada a divulgação dos cuidados que precisam ser tomados em caso de picada do artrópode.
As equipes da SMS também estão realizando exames de sorologia canina e teste de calazar nos cães da região. Já nas barracas de praia, os técnicos estão orientando quanto à avaliação dos criadouros para o mosquito Flébotomo, o transmissor do calazar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Caucaia tem a única escola pública do Ceará selecionada para evento da Unesco

A Escola Aba Tapeba, da rede municipal de ensino de Caucaia, foi a única escola pública do Ceará selecionada para participar do XXV Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco do Brasil. O evento acontecerá de 11 a 13 de setembro, em Ouro Preto (MG).

“No ano internacional das línguas indígenas, é muito gratificante ter uma escola indígena de Caucaia representando projetos que têm potencial transformador e contribuem para a conscientização da necessidade urgente de se preservar a nossa cultura nativa”, afirma a Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andrea Herculano.

Segundo a Unesco, atualmente existem por volta de seis a sete mil línguas no mundo, sendo a maioria delas faladas sobretudo por povos indígenas. Sem medidas educativas adequadas, a tendência é que essas línguas se percam, bem como a história, as tradições e a memória associadas a elas. Em Caucaia, a SME trabalha exatamente para promover o patrimônio cultural e a dignidade das comunidades indígenas (e quilombolas).

Caucaia é destaque na Unesco desde 2017, quando foi o primeiro município cearense a ter uma escola pública certificada. Atualmente, já são 20 escolas que contam com a certificação, o que é motivo de orgulho para a cidade. “A Unesco é uma agência especializada das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. Ter esse reconhecimento internacional, portanto, significa que estamos desenvolvendo um bom trabalho, que ultrapassa os muros da escola e abre as portas para o desenvolvimento de toda a comunidade”, afirma a coordenadora.

A organização desenvolve ferramentas educacionais para ajudar as pessoas a viverem como cidadãos livres de ódio e intolerância, trabalhando para que cada criança e adolescente tenha acesso a uma educação de qualidade. O papel da Unesco é ajudar os países a adotarem padrões internacionais e gerenciar programas que promovam o livre fluxo de ideias e o compartilhamento de conhecimento.