sexta-feira, 8 de março de 2013

O Dia da Mulher e a Hipocrisia nas Redes Sociais


Vi gente comentando nas redes sociais coisas das mais diversas sobre o Dia da Mulher. Uns contra, outros a favor. Outros ainda celebrando que agora também existe um Dia do Homem, como se historicamente ALGUM homem tenha sido discriminado ou oprimido PELO FATO de ser homem... aiai...

Só sei que essa data, para mim, não significa um mimo a mais ou a menos, o recebimento ou não de uma rosa, mas a lembrança das inúmeras lutas das mulheres ao longo dos anos por IGUALDADE entre os gêneros. Graças a essas lutas, hoje podemos estudar, trabalhar e votar, apesar da ainda persistente jornada dupla e da violência doméstica que ainda continua vitimando mulheres de todas as classes sociais, em diversas regiões do mundo.

É hipocrisia dizer que tudo isso já foi superado. Que essas feministas não passaram de umas "sapatões tresloucadas" (ah, o eterno preconceito)...

Por isso digo: a luta pela conquista de direitos e políticas públicas para a igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher exige mudanças CULTURAIS e a superação do MACHISMO (sim, ele ainda existe, pasmem!) em nossa sociedade e que se manifesta nas mais variadas formas, seja NO PLANO DA LINGUAGEM, NAS RELAÇÕES DOMÉSTICAS, ou, ainda, NA EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DO CORPO FEMININO como mero objeto de consumo.

Por tudo isso, ACEITO os parabéns em nome de todas as mulheres que me antecederam nessas lutas. E espero que a data enseje uma reflexão sobre todas as outras instâncias da vida familiar, social, política e cultural. Que renove o ânimo de homens e mulheres para combaterem as injustiças e a opressão. Afinal, a luta por uma vida digna para todOS e todAS é sempre uma tarefa inacabada e incessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário